in Diário Digital
O diretor do Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa, Sérgio Aires, diz que não se sabe quantos pobres vivem na capital portuguesa, porque, considera, «nunca houve vontade política» para calcular a pobreza a este nível territorial.
«Não conhecemos a taxa de pobreza nas cidades. Não sabemos quantos pobres há em Lisboa», disse à Lusa Sérgio Aires, defendendo que, «do ponto de vista técnico, era perfeitamente possível chegar a uma solução de cálculo, mas, do ponto de vista político, parece nunca ter havido vontade para fazê-lo, nem ao nível nacional nem europeu».
E mesmo à escala nacional, explicou, os dados sobre a pobreza «devem ser vistos apenas como indicações». Hoje, diz, «vivemos uma situação caricata». Apesar do que revelam sobre a situação social do país os dados do desemprego e os dados do acesso ao subsídio de desemprego -- a taxa é de 17,7% e as prestações de desemprego chegam apenas a 44% dos desempregados -- a taxa de risco de pobreza em Portugal está a diminuir.