22.5.13

Desemprego na União Europeia varia entre 2,5% em Salzburgo e 38,5% em Ceuta

por Eva Gaspar, in Negócios on-line

As regiões espanholas e gregas continuaram em 2012 a liderar a tabela europeia do desemprego. No outro extremo, mantêm-se áreas dos territórios austríacos e alemão. O Algarve persiste como a região portuguesa com mais activos fora do mercado de trabalho: quase 18%. Já na região Norte, mais de metade do desemprego é de longa duração.

As regiões espanholas e gregas continuaram em 2012 a liderar a tabela europeia do desemprego, com valores agora ainda mais acentuados. Segundo dados divulgados pelo Eurostat nesta quarta-feira, 22 de Maio, a taxa de desemprego na União Europeia em 2012 variou entre o mínimo de 2,5% em Salzburgo (valor idêntico ao observado em 2011) e 38,5% em Ceuta. Esta região tinha, no ano passado, registado uma taxa média de desemprego de 29,3%, aquém do máximo europeu de 30,4% então observado na também região espanhola da Andaluzia.

Entre as dez regiões europeias com mais desemprego, sete são espanholas, duas são gregas e uma é francesa (ilha da Reunião, território ultramarino), com valores que oscilam entre 27,8% e os 38,5%. No outro extremo, mantêm-se áreas de países do Norte, sobretudo em território austríaco e alemão, com valores mais de dez vezes inferiores aos máximos.

Em Portugal, onde a taxa média de desemprego passou de 12,7% em 2011 para 15,7% em 2012, tendo sido dos países europeus onde o fenómeno mais se agravou, o Algarve persiste como a região portuguesa com mais activos fora do mercado de trabalho: 17,9%. Já na região Norte, mais de metade do desemprego (51,8%) é de longa duração, sendo a Madeira, por seu turno, o território português onde é mais expressivo o desemprego entre os jovens (49%).