por Teresa Almeida, in RR
“Reduzem ordenados, o consumidor não tem dinheiro” para comprar pão, diz responsável do sector. “A crise assim o obriga. Compramos menos, porque também está caro”, admite um consumidor.
Está a diminuir o consumo de pão. Em apenas dois anos, fecharam 1500 padarias no país, refere à Renascença o empresário Carlos Santos, antigo dirigente da Associação do Comércio e Indústria da Panificação (ACIP).
“Consomem muito menos pão. Por exemplo, uma família que comprava 10 pães por dia, agora compra cinco, seis”, indica.
É um dos efeitos da crise e aumentar o preço do pão não pode ser visto como recurso. Só o consumo pode salvar o sector.
“É sempre o consumidor que compra ao industrial. Reduzem ordenados, o consumidor não tem dinheiro”, sustenta a directora-geral da ACIP, Graça Calisto.
Baixar os impostos também não é solução: “Vão reduzir o IRC, o IVA, etc, alivia sim senhora, mas tenho imenso produto na vitrine. Quem é que mo compra?”, questiona.
Nenhum dos responsáveis contactados pela Renascença acredita que o preço do pão venha sofrer alterações.
“É mais provável que as unidades encerrem por outros motivos do que por aumento de pão”, afirma Graça Calisto.