28.5.13

Europa: Cáritas pede «futuro sem fome»

in Agência Ecclesia

Cáritas Portuguesa e as suas congéneres da Europa lançaram um apelo conjunto em favor de uma agenda comunitária contra a fome e a pobreza, tendo em vista o quadro pós-Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos pela ONU.

“Representantes e responsáveis de 49 organizações da Cáritas na Europa, entre elas a Cáritas Portuguesa, solicitam ao Conselho Europeu que mostre um compromisso claro no combate a pobreza em todo o mundo”, assinala a instituição católica, em comunicado.

O apelo é lançado por ocasião da reunião do Conselho de Relações Externas do Conselho Europeu, que hoje se concluiu, pedindo um “futuro sem fome”.

Os responsáveis da Cáritas insistem para que a União Europeia “mostre responsabilidade no combate à pobreza”.

"A fome e a má nutrição são as manifestações mais reais e cruéis da pobreza. Portanto, a Cáritas Europa apela à União Europeia para que defenda uma alimentação adequada para todos, como um objetivo superior no futuro Quadro de Desenvolvimento”, pode ler-se.

A Cáritas Europa propõe uma mudança de paradigma “onde a dignidade humana e o desenvolvimento humano integral, dentro dos limites ambientais, permita aos mais pobres e aos mais desprotegidos e marginalizados participar e viver em sociedade”.

A organização católica sublinha ainda que “este é o momento para se definir um reforço da dimensão social” da mesma forma que está a ser feito para outras dimensões, como “a política, económica e financeira”.

Com o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015, defende a Cáritas, “uma nova agenda tem de ser concebida, como expressão do compromisso contínuo para combater a pobreza e proporcionar dignidade humana de cada cidadão do mundo”.

O Conselho Europeu define as orientações e prioridades políticas gerais da União Europeia e tem como presidente Herman Van Rompuy.

OC