Por: Tvi24
Distritos de Vila Real, Porto, Lisboa e Setúbal serão os beneficiados
O Governo vai canalizar um investimento de cinco milhões de euros para a contratação de cerca de 500 técnicos para apoiar famílias com Rendimento Social de Inserção (RSI) nos distritos de Vila Real, Porto, Lisboa e Setúbal, anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social.
«Vamos dar início, a partir deste mês, ao reforço em cerca de 500 técnicos na área do Rendimento Social de Inserção», afirmou Marco António Costa no final de um encontro com o bispo do Porto, citado pela Lusa.
A medida anunciada visa «prestar apoio particularmente em quatro distritos onde existem muitos processos face ao número de técnicos», sendo eles Vila Real, Porto, Lisboa e Setúbal.
«Precisamos que haja técnicos com disponibilidade para trabalhar com as pessoas e ajudar as pessoas a encontrar caminhos e projetos de vida», sublinhou Marco António Costa segundo o qual serão investidos no plano «mais de cinco milhões de euros».
Os 500 técnicos para o reforço «serão contratados pelas instituições sociais de acordo com os contratos de colaboração» que irão ser celebrados «para o efeito», explicou.
O secretário de Estado quis ainda sinalizar a preparação, em curso, de uma iniciativa com a associação XXS que apoia famílias com filhos prematuros.
Em causa está um projeto-piloto, de nível nacional, inserido num conjunto de iniciativas na área da natalidade, previstas para 2013, e que prevê apoiar essas famílias nas fases «hospitalar e pós-hospitalar».
«É uma iniciativa que tem um particular simbolismo face aos números que atualmente se vive a nível da natalidade que é um problema civilizacional e que é da máxima importância para o futuro do nosso país», sustentou.