9.9.14

Colóquio aborda direitos da criança

João Henriques, in Diário de Coimbra

O auditório do Biocant Park, em Cantanhede, é palco, já esta quarta-feira, do colóquio “A criança sujeito de direitos: prevenir na família, na escola, na comunidade e os desafios do futuro…”. A conferência de abertura vai estar a cargo, às 9h30, do juiz Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.

Para as 10h00, está marcado o painel 1 subordinado à temática “A família e as relações familiares”. A psicóloga Mafalda Branco fala sobre “Parentalidade positiva: amor sem limites?!”, enquanto Mário Baudoin, director da Aldeia SOS Guarda, analisa “Os perigos da institucionalização”. Ao juiz Paulo Guerra está previsto que aborde o tema “Apadrinhamento civil”.

Previsto para as 10h45, o debate vai ter a moderação de Pedro Cardoso, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cantanhede.
“A escola e a comunidade – O papel das redes educativas na formação das crianças” é a temática do segundo painel, com início marcado para as 11h15, onde José Soares, presidente do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, fala acerca de “O papel dos parceiros locais no sistema educativo”. “Os gabinetes de apoio ao aluno e à família” será abordado pelo Instituto de Apoio à Criança, enquanto Andreia Ferreira, da Associação EPIS (Empresários pela Inclusão Social), analisa “A dinâmica do projecto EPIS”.

O debate moderado por Dulce Cainé, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mira, arranca às 12h15.
A sessão de abertura está programada para as 12h30, contando com as presenças de João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede; Pedro Cardoso, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cantanhede; o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, o juiz Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco; e Ramiro Miranda, director do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social.

O colóquio regressa às 14h30, com o painel “A saúde e a construção plena da criança”, onde intervêm Conceição Almeida, coordenadora do programa nacional para a saúde mental, sobre “A saúde mental das crianças e jovens/O problema associado da adição”, e Carlos Fernandes, professor catedrático na Universidade de Aveiro, acerca de “O “para quê” dos maus tratos nas crianças e jovens: explicação e intervenção”. Segue-se, às 15h15, a moderação do debate por Paula Andrade, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Mealhada.
Após o momento cultural, às 15h30, com a actuação do grupo Cantemus, os trabalhos são retomados, às 16h00, com o painel 4 “Os perigos da pobreza infantil-Desafios”. A professora Rosa Madeira, da Universidade de Aveiro, está convidada para falar sobre “Os desafios da pobreza infantil”. “Estratégias de combate à pobreza infantil: desafios” vai ser analisada por Fátima Duarte, da equipa técnica da Comissão Na cional de Protecção de Cri anças e Jovens em Risco. Ana Lopes, da Rede Europeia AntiPobreza Portugal, modera o debate às 16h40, antes do encerramento dos trabalhos previsto para as 17h00.

| Colóquio aborda direitos da criança Quarta-feira O presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco abre a iniciativa O auditório do Biocant Park vai receber diversas abordagens sobre uma temática actual.