5.9.14

Rede Europeia Anti Pobreza lança manual

Notícias ao Minuto

A Rede Europeia Anti Pobreza Portugal (EAPN) lança no sábado, em Leiria, um manual sobre práticas positivas na intervenção social para apoiar os profissionais desta área que trabalham junto de famílias vulneráveis.

À agência Lusa, Patrícia Grilo, técnica do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN, explicou que o ‘Manual - Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social’ pretende ser "um instrumento de trabalho para profissionais da área social", de que exemplificou os assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e educadores sociais, que "trabalham, sobretudo, com famílias em situação de vulnerabilidade social".
PUB

"Pretendemos que os profissionais da área social conheçam e apropriem as abordagens colaborativas e positivas, que sublinham o diálogo, a colaboração, a aprendizagem mútua, o ênfase nas soluções, nas capacidades e competências, mais do que nos problemas e nos défices", referiu Patrícia Grilo, para quem "estas abordagens permitem, com maior sucesso, envolver as famílias em situação socialmente vulnerável, ajudando-as a superar os desafios que as assolam diariamente".

A técnica adiantou que o manual está estruturado em duas partes, sendo que a primeira "é composta por três artigos que abordam quer a complexidade na intervenção social, quer as abordagens que permitem responder a essa complexidade".

"A segunda parte do manual apresenta e descreve as atividades que integraram o projeto 'Para além da crise: otimismo, criatividade e capacitação', da qual resultou este manual, bem como materiais, dinâmicas de grupo e alguns dos exercícios que foram sendo utilizados nas diversas sessões", adiantou.

À pergunta se existem poucos instrumentos de apoio para profissionais da área social, Patrícia Grilo, uma das autoras do manual, referiu que "há muita literatura e investigação", mas "poucos instrumentos que expliquem e exemplifiquem" como se pode colocar em prática estas abordagens.

O projeto ‘Para além da crise: otimismo, criatividade e capacitação’ foi promovido pelo Núcleo Distrital de Leiria em parceria com várias entidades que integram o Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Leiria e associados da EAPN Portugal.

Tinha como objetivos "fomentar espaços de participação e interação conjuntos entre os diferentes atores que trabalham na luta contra a pobreza e a exclusão social", desde dirigentes, técnicos ou pessoas em situação vulnerável, "orientar a intervenção social para uma abordagem centrada nas soluções, nas capacidades e nas competências de todos os atores" e disseminar a iniciativa "através da divulgação do material utilizado nas diversas ações desenvolvidas e publicação de artigos".

Além de Patrícia Grilo, são autoras deste manual, apresentado às 16:00 na Fnac Leiria, Catarina Rivero, Sofia Rodrigues e Liliana Sousa.