5.9.14

População cigana na Europa

in Rostos on-line

Relatório sobre a saúde dos ciganos destaca a amplitude dos maus resultados em matéria de saúde para esta população


População cigana na Europa
Relatório sobre a saúde dos ciganos destaca a amplitude
dos maus resultados em matéria de saúde para esta populaçãoUm exame factual da literatura de 2008 a 2013 sobre a saúde dos ciganos, publicado hoje, confirma que a população cigana na Europa sofre desproporcionadamente de doenças relacionadas com os determinantes sociais da saúde.

• Nova Narrativa para a Europa: artistas na 14.º Salão Internacional de Arquitetura, «La bienal di Venezia», organizam uma conversa de dominó com Durão Barroso

Em 7 de setembro, Durão Barroso participará numa conversa de dominó organizada no âmbito do projeto da Nova Narrativa para a Europa, no contexto do programa de edições especiais de fins de semana Monditalia, uma parte essencial do 14.º Salão Internacional da Arquitetura instalado na Corderie Arsenale, uma das principais plataformas da bienal de Veneza. As conversas de dominó são uma iniciativa do coletivo Thetomorrow, que proporciona um espaço digital que envolve um grande grupo de intelectuais, artistas, cientistas, investigadores, estudantes e vários intervenientes na vida cultural europeia a olhar para o futuro próximo da Europa. A Comissão Europeia, no contexto do projeto da Nova Narrativa, apoia as atividades do Thetomorrow.

• Produtos têxteis inovadores para estimular a produção de algas marinhas na UE

As algas marinhas são um recurso importante, embora pouco explorado, para a produção de ingredientes para a alimentação humana e animal, de bioquímicos e de biocombustíveis, mas tem sido difícil colhê-las de forma eficiente em grande escala. Até agora. O projeto AT~SEA, financiado pela UE, desenvolveu têxteis avançados que aumentam o rendimento das explorações flutuantes de algas marinhas e permitem o seu cultivo fácil e mecanizado.
Segundo o coordenador do projeto, Bert Groenendaal, do grupo belga Sioen Industries, a cultura de algas marinhas na escala permitida pelos novos têxteis pode ajudar a criar uma indústria de muitos milhares de milhões de euros na Europa — promovendo o crescimento e o emprego. A Sioen é uma das sete empresas envolvidas no projeto, juntamente com quatro centros de investigação. O projeto AT~SEA, que beneficia de um financiamento da UE de 3,4 milhões de euros, reúne seis PME, uma grande empresa e quatro centros de investigação da Bélgica, Irlanda, Marrocos, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido. O projeto recebeu fundos do Sétimo programa-quadro de investigação e desenvolvimento tecnológico (2007-2013) da União Europeia

• Relatório sobre a saúde dos ciganos destaca a amplitude dos maus resultados em matéria de saúde para esta população

Um exame factual da literatura de 2008 a 2013 sobre a saúde dos ciganos, publicado hoje, confirma que a população cigana na Europa sofre desproporcionadamente de doenças relacionadas com os determinantes sociais da saúde. Os ciganos morrem, em média, pelo menos dez anos mais jovens do que o resto da população, têm taxas de mortalidade infantil mais elevadas e acessos mais precários aos serviços de saúde. O relatório, encomendado pela Comissão Europeia, revela a necessidade de continuar iniciativas e intervenções em matéria de saúde, incluindo a recolha sistemática de dados sobre a saúde para melhorar a saúde da população cigana em toda a Europa. Aceda ao relatório na íntegra.

• Comissário Andris Piebalgs anuncia um novo apoio ao Benim por ocasião da sua visita a este país

O Comissário europeu do pelouro do Desenvolvimento, Andris Piebalgs, anunciará amanhã o apoio da União Europeia ao Benim para o período 2014-2020, que ascende a cerca de 450 milhões de euros. O anúncio será feito no quadro da sua visita ao Benim de 4 a 5 de setembro de 2014.
Para a UE, trata-se de prosseguir o apoio no domínio da governação, ao qual se seguirão os da agricultura e da energia. Relativamente a este último, a ajuda concentrar-se-á no acesso das populações à energia, na promoção das energias renováveis e na eficiência energética.