18.3.08

1700 famílias de Vila d'Este reclamam requalificação

Reis Pinto, in Jornal de Notícias

Habitantes exigem obras imediatas de requalificação


A Câmara de Gaia divulgou ontem, durante a reunião pública, uma petição, assinada por 1700 famílias, de Vila d'Este, exigindo a reabilitação daquele empreendimento de Vila do Andorinho. O documento foi apresentado pelo vice-presidente da Autarquia, Marco António Costa, que realçou as críticas ao secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão.

"Já não há desculpa para o que tem acontecido. O secretário de Estado tem bloqueado todas as iniciativas e revela desprezo pelo trabalho e muita gente, uma vez que o o projecto para a reaqualificação está concluído há mais de um ano", referiu o vice-presidente da Câmara de Gaia.

A escarpa da Serra do Pilar ocupou parte do período de antes da ordem do Dia, com a vereadora da CDU a protestar como a forma como aos moradores "têm sido intimados a sair". "A Câmara de Gaia pediu ao Governo alguns esclarecimentos e pensei que o processo pararia até que as respostas chegassem", referiu.

A insistência de Ilda Figueiredo levou o vereador do PS, Barbosa Ribeiro, a intervir, sublinhando que "não podemos cruzar os braços e atacarmo-nos mutuamente". "Não podemos perder mais tempo e as garantias dadas pela Câmara deixam-nos tranquilos", afirmou.

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, destacou que "tem havido diálogo entre a Câmara e o Governo, e é certo que chegaremos a entendimento". "Na escarpa não vai ser feito nada, pois o terreno não oferece condições de segurança. Nem o PDM para a zona vai ser alterado. A escarpa irá ser consolidada e as notificações que têm sido enviadas obedecem a questões formais", sublinhou o autarca.

Ainda antes da ordem do dia, Ilda Figueiredo manifestou-se contra a tarifa de disponibilidade, que veio substituir, na factura da água, o antigo aluguer do contador.

Marco António Costa recordou que "a maior parte dos concelhos e serviços do país já a cobram". "Estamos a rever regulamentos tendo em atenção a realidade social do concelho", sublinhou.

Da agenda da reunião destacaram-se a aprovação da requalificação das marginais da Madalena e de Salgueiros e da reorganização dos serviços municipais.