13.3.08

Relatório: Lisboeta tem um rendimento médio de 1.282 euros

AZC, in RTP

O lisboeta típico tem, em média, 44 anos, possui o ensino primário ou básico, trabalha no sector terciário e tem um rendimento médio mensal de 1.282 euros, segundo o Observatório de Luta Contra a Pobreza em Lisboa.

O Observatório fez um levantamento de alguns indicadores socio-económicos sobre cada uma das freguesias do concelho de Lisboa de forma a caracterizar a cidade e os seus habitantes e concluiu que, em termos de habitação, 49 por cento dos lisboetas residem em casas arrendadas ou subarrendadas (com rendas médias de 118 euros), sendo São Mamede a freguesia com rendas mais altas, apresentando valores acima dos 150 euros, e Castelo, com valores médios de 54 euros, aquela com rendas mais baixas.

Os dados do relatório indicam ainda que mais de 76 por cento dos lisboetas trabalha no sector terciário, tem um rendimento médio mensal de 1.282 euros, e 7,3 por cento da população está desempregada.

As freguesias que registam maior taxa de desemprego são a Charneca (11,3 por cento), Marvila (10,1 por cento) e Santa Justa (9,8 por cento). Mártires, com 2,3 por cento, São Francisco (4,6 por cento) e Lumiar (5,2 por cento) são as freguesias com menor taxas de desemprego.

Relativamente ao nível de Educação, a maior parte possui o ensino primário ou básico (20 por cento), logo seguido pelo ensino secundário (18 por cento), sendo que os cidadãos com maior nível de qualificação habitam nas freguesias de São Francisco Xavier, Lumiar e Alvalade e aqueles com menor nível na Charneca, Marvila e São Miguel.

O relatório constata ainda que as freguesias de Alvalade (35,2 por cento) e São João de Brito (33,4 por cento) são as que tem mais população idosa e a Charneca (20,40 por cento), Carnide (17,44 por cento) e Lumiar (16,10 por cento) as mais jovens da cidade de Lisboa.