17.3.08

"Para escapar à pobreza case com alguém rico"

in Jornal de Notícias

Berlusconi já em 2003 chamara a um deputado alemão guarda nazi


O ex-primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, cometeu uma gafe num programa de televisão quando aconselhou uma jovem a casar com alguém rico para escapar à pobreza.

No programa italiano Tg2 Punto de Vista, Berlusconi - um dos homens mais ricos da Itália - não resistiu à piada quando a jovem lhe perguntou como é que um jovem com trabalho precário poderia formar uma família.

"Como pai, eu aconselharia a casar-se com o filho de Berlusconi ou com algum outro que não tenha este problema," disse Berlusconi, acrescentando que "com esse sorriso não seria difícil".

Mas com as eleições gerais marcadas para os próximos dias 13 e 14 de Abril, o comentário gerou uma onda de críticas a Berlusconi, que espera voltar ao poder.

O líder do Partido Democrático, Walter Veltroni, principal rival de Berlusconi, acusou o ex-primeiro-ministro de se ter "distanciado dos jovens".

Veltroni disse que, se lhe fizessem a mesma pergunta, a sua resposta seria que nenhum jovem em Itália deveria ganhar menos do que mil euros.

Em 2003, quando a Itália ocupava a presidência da União Europeia, Berlusconi comparou um deputado alemão a um guarda dos campos de concentração nazi.