16.3.08

Técnicos de acção social recolheram dados no Oeste

Mercia Gonçalves, Lusa, in Correio da Manhã

Dignidade para pobres só com 1000 euros/mês

Pobres sem oportunidades


Os técnicos de intervenção social de cinco concelhos do sul do distrito de Leiria analisaram o fenómeno da pobreza e chegaram à conclusão de que só com mil euros é que se consegue viver com dignidade.

“Ponham-se no nosso lugar, saiam dos gabinetes e venham para o terreno, criem condições de emprego, falem menos e ajam mais.” Estas foram as mensagens que os técnicos ouviram da população pobre dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Nazaré.

A revelação foi feita num encontro nas Caldas da Rainha, no âmbito do Projecto ‘O combate à pobreza começa localmente’, promovido pelo Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), em parceria com as Redes Sociais concelhias do distrito de Leiria.

Para as pessoas em situação económica difícil, o fenómeno é encarado como algo de “hereditário”, causado pela “falta de oportunidades, a existência de um agregado familiar numeroso e a falta de emprego”. Os técnicos consideram que só com 1000 euros mensais se “pode ter acesso a condições dignas”.