11.3.08

Imigrantes querem criar empresas

Miguel Rodrigues, in Jornal de Notícias

"Cada vez mais os imigrantes que decidem instalar-se no distrito de Viana do Castelo têm mostrado vontade de criar o seu próprio negócio". A constatação foi feita por Ana Costa, técnica do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), e justifica a decisão desta entidade promover, hoje, às 15.30 horas, no Centro Empresarial de Viana do Castelo, uma acção de formação que visa esclarecer os cidadãos estrangeiros do processo de criação de empresas em Portugal.

Segundo Ana Costa, os pedidos de apoio que mais se registam têm a ver com esclarecimento da legislação, processos de legalização, questões laborais e de saúde, mas cada vez "há mais pedidos de esclarecimentos sobre como montar um negócio". Daí ao CLAII ter avançado com esta acção de formação e informação sobre criação de empresas.

O Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, o Sistema de Incentivos à Inovação e Iniciativas Locais de Emprego serão algumas das temáticas a abordar. A sessão prevê a apresentação de um exemplo prático que melhor ilustrará a aplicação destes incentivos, para "melhor entenderem todo o processo", explica Ana Costa.

No total, legalizados, o distrito conta com cerca de 2500 imigrantes, provenientes de 72 países. Brasil é o país mais "exportador". Estados Unidos da América, China, Roménia, Ucrânia e Nepal são outras comunidades com uma representação expressiva no distrito, referiu Ana Costa. Ainda segundo esta responsável, o número de pedidos de informação no CLAII tem vindo a aumentar nos últimos anos, pelo que o centro de apoio tem desdobrado as suas iniciativas no sentido de dar respostas a quem chega de outro país. Cursos de formação de língua portuguesa, ou mesmo sessões de combate a ideias negativas pré-concebidas sobre imigração são alguns exemplos apontados.