15.3.08

"Incompetência" em Vila d'Este

Reis Pinto, in Jornal de Noticías

"Vila d'Este é a prova mais evidente da incompetência deste Governo em matéria de habitação. Há má vontade política do secretário de Estado do Ordenamento do Território [João Ferrão], não sei se para castigar a Câmara de Gaia ou a população que lá vive. E o projecto de reabilitação do empreendimento continua por concretizar", afirmou, ontem, em conferência de imprensa, o vice-presidente da Autarquia, Marco António Costa.

A informação será prestada aos vereadores na próxima reunião de Câmara (segunda-feira) ocasião que será aproveitada para apresentar a candidatura ao programa Prohabita.

O projecto, já elaborado pela autarquia prevê uma intervenção avaliada em cinco milhões de euros em diversos empreendimentos habitacionais. "Há três anos que esperamos por uma mudança na legislação. Já por 18 vezes que pedi uma reunião com o secretário de Estado. E continuo à espera. Eu e quem vive nos bairros a reabilitar", referiu o autarca.

Marco António Costa sublinhou, igualmente, que na sequência de uma visita a Vila d'Este, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, "prometeu abrir um posto da PSP no empreendimento", satisfazendo uma "reivindicação antiga" dos moradores e da Autarquia.

Na reunião de segunda-feira, serão também apresentados os projectos de requalificação do litoral da Madalena e de Salgueiros. A Câmara pretende avançar com as obras ainda este ano e terminá-las "antes do final do mandato", sublinhou Marco António Costa.

Na Madalena, a Câmara irá requalificar uma frente de 382 metros, num total de 43 mil metros quadrados e com um investimento orçado em cerca de 1,9 milhões de euros. Em Salgueiros, as obras irão decorrer numa frente de 1350 metros (92 mil metros quadros de terreno) e custarão cerca de cinco milhões de euros. "As obras serão feitas com verbas da autarquia e foram, igualmente, candidatadas a fundos comunitários. Com estas duas intervenções a marginal de Gaia atinge nota máxima. Irá seguir-se a frente de rio", revelou o vice-presidente da Câmara de Gaia.