15.3.08

Europeus preocupados e portugueses mal informados sobre o ambiente

André Cabrita Mendes, in Jornal Público

Cerca de 95 por cento dos europeus pensam que é importante proteger o ambiente, diz um novo estudo de opinião do Eurobarómetro


Os europeus pensam que a União Europeia deve fazer "mais pelo ambiente" e estas decisões "devem ser tomadas a nível europeu", salientou o responsável por esta pasta, Stavros Dimas, ao apresentar os resultados do novo inquérito do Eurobarómetro sobre as atitudes dos europeus face ao ambiente.

As questões ambientais que mais preocupam os cidadãos europeus são as alterações climáticas, a poluição da água e do ar, as catástrofes de origem humana e a utilização de substâncias químicas em produtos de uso corrente. A única grande diferença neste inquérito entre portugueses e a média europeia é que consideram estar mais mal informados sobre os assuntos ambientais.

Foi possível constatar neste inquérito que os europeus estão preocupados com os organismos geneticamente modificados e que estão dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente. Um dos dados novos deste estudo foi que os inquiridos não consideram a protecção ambiental um entrave ao desenvolvimento económico e que a mesma é um incentivo à inovação.

Para Francisco Ferreira, vice-presidente da organização ambiental Quercus, apesar do investimento que tem sido feito na informação, ao nível da educação e da comunicação social "é preciso ir mais longe".

A percepção em Portugal de que existem vários problemas, como a poluição nas cidades, que têm de ser resolvidos "é um sinal positivo". Um ponto negativo assinalado por Francisco Ferreira é "a não alteração dos hábitos diários", como o uso do carro.