14.3.08

Norte termina 2007 com 182 mil desempregados

Ana Paula Lima, in Jornal de Notícias

Exportações de calçado destacaram-se pela positiva na região


Depois de três trimestres consecutivos com variações negativas, o emprego na Região Norte cresceu 1,1%, no último trimestre de 2007, enquanto a taxa de desemprego caiu para 9,1%. No final do ano passado, segundo o relatório trimestral "Norte Conjuntura", da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), havia cerca de 182 mil indivíduos sem emprego na região, e 1,817 milhões trabalhadores activos.

Apesar da evolução positiva nos últimos três meses, a CCDRN refere que, em termos médios anuais, o emprego no Norte diminuiu 0,3%, em 2007, depois de ter crescido 0,4%, em 2006, levando a taxa de desemprego a crescer para 9,4% no final dos 12 meses.

Os maiores contributos para o aumento do emprego no Norte partiram de sectores como as "actividades imobiliárias e serviços prestados às empresas" (mais 27,6%) e a saúde e acção social (mais 20,6%). O relatório realça, ainda, o contributo do sector do comércio, onde o emprego subiu 3,9%. Por seu turno, a indústria transformadora da região perdeu 11 mil trabalhadores, face ao mesmo trimestre de 2006.

Salários baixos

No final de 2007, a região continuava a registar uma forte diferença salarial em relação ao resto do país. Segundo a CCDRN, os salários reais cresceram 0,8% no total do ano na região, mas caíram 0,5% a nível nacional. Em média, um trabalhador por conta de outrem ganhou um salário médio mensal líquido de 656 euros, no Norte, enquanto a média nacional foi de 725 euros.

No quatro trimestre de 2007, a inflação na região Norte subiu para 2,6%, ficando a média anula nos 2,3%, abaixo do 3,2% registados em 2006, e dos 2,5% de inflação nacional de 2007. Os preços dos transportes, vestuário e calçado terão dado os maiores contributos para a subida da inflação.

O relatório analisa o comportamento de sectores de actividade tradicionais da região, e destaca o comportamento da indústria do couro e calçado. Este sector assinalou um crescimento das exportações de 9,6%, nos últimos três meses do ano passado, face ao ano anterior, e no final dos 12 meses terá aumentado as vendas para o exterior em 11%.

Outros indicadores

Regiões mais afectadas pelo desemprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continua a registar subidas homólogas no Norte. Os concelhos com maiores aumentos de desemprego registado, no quarto trimestre de 2007, foram Sabrosa, Resende, Vila Nova de Foz Côa, Alfândega da Fé e Alijó.

Construção com emprego em queda

No sector da construção, o emprego continuou em queda (- 2,3%), no entanto, o relatório de conjuntura da CCDRN conclui que o salário médio no sector, no Norte, está a aumentar.

Vestuário e têxtil com evolução nula

O vestuário assinalou a nível nacional uma subida de 8,3% da produção industrial, o melhor desempenho trimestral dos últimos sete anos. O que não evitou uma variação nula no nível de emprego e uma queda de 2,3% nas exportações. Nos têxteis, a maioria dos indicadores estão em queda. No final de 2007, o emprego caiu 4,1%, as exportações 1,4%, e a produção 5,1%.