7.3.08

Projecto Agir XXI

Alice Barroso Barcellos, in Público Última Hora

Vila Nova de Gaia: programa de combate à exclusão social em Vila D´Este arranca hoje


A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou hoje o início do Contrato de Desenvolvimento Social da Urbanização de Vila D´Este. A apresentação do plano de acção para o combate à exclusão social, que vai até 2010, realizou-se num dos blocos habitacionais da urbanização de Vila D´Este, onde vivem cerca de 16 700 pessoas.

O acordo assinado pela autarquia, o Instituto de Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia pretende combater problemas sociais diagnosticados na urbanização: desemprego, baixas qualificações, abandono escolar, elevado número de famílias carenciadas, pobreza, idosos em situação de isolamento e desenraizamento social. O projecto chama-se Agir XXI.

“Este é o primeiro passo para uma mudança estrutural em Vila D´Este”, afirmou Marco António Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. O plano de acção surgiu também graças ao trabalho de associações locais que tiveram um papel de destaque no trabalho junto da população. “Saber trabalhar em equipa na área social é indispensável”, elogiou o autarca.

Emprego e formação, intervenção familiar e parental, capacitação da comunidade e das instituições e informação e acessibilidades são os quatro campos de intervenção prioritária que vão ser desenvolvidos na urbanização até 2010. O Contrato de Desenvolvimento Social prevê a criação de instituições de apoio ao desemprego, de escolas, de espaços de convívio, para além da realização de eventos culturais.

Para acabar com a "vergonha" de viver em Vila D`Este
“Este é um território deprimido”, lamenta José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara de Vila Nova de Gaia. “Vila D´Este é um problema por ser muito grande”, diz. De acordo com vários políticos presentes o aspecto degradado dos edifícios contribui ainda mais para a exclusão social e para a criação de estigmas. “Algumas pessoas têm vergonha de dizer que vivem aqui”, conta Cláudia Castanho, moradora da urbanização que pertence a AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D´Este.

A requalificação física do local também está nos planos da Câmara Municipal, que prometeu financiar 60 por cento das obras, esperando agora que o Estado entre com os restantes 40 por certo. “Este problema foi criado pelo Estado que não construiu edifícios com qualidade duradoura”, disse o vice-presidente da Câmara de Gaia. “Não estamos a pedir nada de extraordinário. Chegou a nossa vez”, acrescentou.

O Presidente da AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D´Este, António Moreira garantiu que “este projecto está condenado ao sucesso” pelo trabalho entre parceiros que vem sendo desenvolvido. Moreira sublinhou que “a reabilitação urbana e paisagística é indispensável”. A AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D´Este completa cinco anos e vai receber amanhã Rui Pereira, Ministro da Administração Interna, que vai visitar a urbanização também no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O Contrato Local de Desenvolvimento Social é um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social que pretende, em linhas gerais, promover a inclusão social e combater a pobreza.