11.3.08

Apresentado plano para a igualdade

Sandra Brazinha, in Jornal de Notícias

Crianças retrataram a sua percepção da realidade no concelho


Adoptar uma estratégia de promoção da igualdade de género e promover a conciliação da vida profissional com a familiar são dois dos objectivos do Plano Municipal de Igualdade de Género do Seixal. As linhas orientadoras deste plano foram apresentadas ontem, numa cerimónia que contou com mais de 50 crianças na plateia.

Os mais jovens contribuíram para a iniciativa através do projecto "Pintando pela Igualdade", cujos desenhos foram expostos no pavilhão dos Bombeiros Voluntários do Seixal. "Nós devemos partilhar as tarefas com as mulheres e também não devemos pô-las de parte", afirmou Nélson, uma das crianças intervenientes. "Devemos lembrá-las como mulheres fortes que nos ajudam muito em várias circunstâncias", acrescentou.

"Os homens e as mulheres têm de ser iguais", alertou também David, outro dos pequenos que teve a palavra durante a mesa-redonda que se seguiu à apresentação do plano. "Percebe-se perfeitamente pelos desenhos das crianças, pelos seus poemas, por aquilo que nos transmitem que efectivamente a desigualdade mantém-se", reconhece a vereadora da Acção Social, Corália Loureiro, considerando "fundamental" o envolvimento das crianças.

"O plano para a igualdade no vosso concelho é importante, porque vocês vão-se sentir muito mais felizes, muito mais contentes, se a igualdade de oportunidades chegar a todas as pessoas", salientou João Pereira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, aconselhando as crianças a transpor estes conceitos para a escola.

"Temos casos recentes de encerramento de fábricas, em que as primeiras a virem para a rua foram as mulheres e não os homens", aponta Corália Loureiro, dando o exemplo da fábrica Alcoa, no Seixal, que fechou em Fevereiro de 2007. "Nós continuamos a não entender o porquê, até porque soubemos de situações de mulheres que eram as únicas a sustentar a família", especifica a autarca, desejando que "a discriminação que ainda existe e a desigualdade de género desapareçam".

O plano, que vai vigorar entre 2008 e 2013, será desenvolvido em estreita colaboração com os 163 parceiros da Rede Social do Seixal nas áreas de intervenção prioritárias identificadas pelo diagnóstico municipal que está a ser elaborado sobre esta problemática. A nomeação de um Conselheiro Municipal para a Igualdade e a promoção de acções de formação, informação e sensibilização são algumas das medidas previstas.