21.3.08

Desemprego em Salvaterra quase o dobro do nacional

Jorge Talixa, in Jornal Público

O concelho ribatejano de Salvaterra de Magos tinha, no final de Janeiro, 1384 desempregados inscritos no centro de emprego local, que correspondem a uma taxa de desemprego da ordem dos 14 por cento. A oposição camarária sublinha que os números colocam o município, com 21 mil habitantes, entre os mais afectados do país pelo flagelo do desemprego e responsabiliza as políticas governamentais e do executivo municipal liderado pelo Bloco de Esquerda.

A presidente da câmara, Ana Cristina Ribeiro (BE), admite que o drama do desemprego é sempre uma preocupação, mas sustenta que a situação do concelho é, infelizmente, semelhante à de muitos outros municípios e que estão a desenvolver-se diversos projectos de ampliação e de instalação de novas empresas que vão criar mais postos de trabalho.

"A câmara municipal não acarinha a fixação de empresas, penaliza as que existem, taxando-as fortemente, não incentiva parcerias público/privadas geradoras de emprego e não apoia a criação de auto-emprego", criticam os sociais-democratas, frisando que, numa comparação com seis concelhos vizinhos de dimensão populacional semelhante, Salvaterra tem claramente a pior situação. Segundo o PSD local, os municípios de Almeirim, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche e Rio Maior registam entre 30% a 60% menos desempregados. Também a CDU local se mostra preocupada com a situação, responsabilizando igualmente as políticas do Governo pelo aumento do desemprego.

14% de taxa de desemprego, segundo a secção local do PSD, quase duplicam a média nacional de 7, 5% e que "não há dinâmica empresarial" no concelho.