13.3.08

Distrito de Castelo Branco tem de 40 mil pessoas sem qualquer grau de ensino

in Kaminhos

Em Penamacor vive-se com uma pensão média mensal de 148 euros


O estudo do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), "Dinâmicas de Castelo Branco: Uma caracterização sócio-económica do distrito e das suas ONG’s", que foi publicado em livro e apresentado recentemente, no Governo Civil de Castelo Branco, entidade que apoiou a sua publicação, incide numa investigação aprofundada sobre as Organizações Não Governamentais (ONG) de Solidariedade Social do distrito de Castelo Branco, caracterizado como "um distrito com uma grande área geográfica, caracterizado por uma população envelhecida".

Por outro lado, refere que mais de metade das instituições de solidariedade social foram constituídas após a década de 70, uma década marcada pela "institucionalização" deste tipo de organizações, às quais o Estado reconheceu um papel importante.

Afectado pelo êxodo rural e emigração nos anos 60 e 70, a evolução demográfica do distrito de Castelo Branco "é desfavorável e expressa-se pela redução e envelhecimento populacional".
As demográficas são - segundo o estudo - responsáveis pela concentração populacional em três principais concelhos urbanos (Castelo Branco, Fundão e Covilhã) que somam cerca de 69% do total da população distrital.
Por seu turno, é de realçar a baixa proporção de jovens nos concelhos da Raia (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) e do Pinhal Sul (Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei), o que "demonstra uma situação de não retorno da população jovem".

Em suma, o distrito de Castelo Branco tem registado uma "profunda desertificação humana", um facto que tem consequências na "quantidade de mão-de-obra disponível actualmente, como põe em causa a capacidade de renovar gerações", conclui.

Protecção social

Em relação à protecção social, no concelho de Penamacor o valor médio anual da pensão de sobrevivência é de 1.778 euros, isto é, 148 euros mensais.

Em Vila Velha de Ródão, o valor médio anual da mesma pensão é de 3.919 euros (366 euros/mês). Estes são os exemplos da pensão mais baixa e mais elevada registadas no distrito de Castelo Branco, onde a pensão de invalidez apresenta valores mais elevados do que a de sobrevivência.
Refira-se ainda que o valor médio anual das pensões em Portugal é de 3.858 euros, sendo que este valor é mais baixo em todos os concelhos do distrito albicastrense, sendo a excepção o de Vila Velha de Ródão que apresenta um valor de 4.394 euros.

Para este tipo de pensão, o valor mais baixo regista-se em Penamacor (3.077 euros).

Por seu turno, no que diz respeito à pensão de velhice, o valor médio nacional é de 4.380 euros. No entanto, o valor vais elevado encontrado no distrito de Castelo Branco regista-se em Vila Velha de Ródão com 3.919 euros, enquanto o mais baixo vai novamente para Penamacor, com 3.037 euros.

Por último, no que diz respeito à pensão de sobrevivência, o valor médio anual nacional é de 2.203 euros, sendo este valor mais baixo em todos os concelhos do distrito, excepção feita, uma vez mais, para Vila Velha de Ródão que apresenta um valor de 2.278 euros e novamente Penamacor, com o mais baixo (1.778 euros)

De acordo com o estudo, o valor médio do subsídio de desemprego nos homens em Portugal é de 3.991 euros. Contudo, esse valor é mais baixo em todos os concelhos do distrito. a excepção vai novamente para Vila Velha de Ródão, com 4.100 euros. No lado oposto está Idanha-a-Nova que regista o valor mais baixo (2.669 euros). Contudo, o subsídio nas mulheres é diferente do que nos homens, sendo mais baixo em todos os concelhos do distrito albicastrense.

Saúde e educação

No sector da saúde, a região de Castelo Branco tem uma estrutura de estabelecimentos de saúde baseada nos Hospitais de Castelo Branco (Amato Lusitano), Covilhã (Cova da Beira) e Fundão. Baseia-se ainda nos centros de saúde (um por cada concelho, existindo um com internamento) e extensões dos centros de saúde (em freguesias e lugares).

Contudo, em relação aos indicadores gerais, verifica-se que o número de enfermeiros por mil habitantes é "inferior à média nacional, excepto nos concelhos de Castelo Branco e Covilhã".

Enquanto a média nacional se cifra em 4,3/mil habitantes, em Castelo Branco e Covilhã é de 7,8 e 7,1, respectivamente.

O mesmo se pode constatar em relação ao número de médicos por mil habitantes. A média nacional é de 3,3/mil habitantes e em Castelo Branco e Covilhã é de 3,3 e 2,1, respectivamente.
De acordo com o estudo, todos os concelhos do distrito possuem um Centro de Saúde sendo que na Sertã essa unidade de saúde possui internamento (existem 11 Centros de Saúde com 136 extensões).

É igualmente nos concelhos de Castelo Branco e Covilhã que se verifica a existência de um número maior de pessoas ao serviço, sendo que Castelo Branco possui 40 médicos e 48 enfermeiros no Centro de Saúde e nas suas 18 extensões.

Por outro lado, sublinhe-se o baixo número de pessoal médico e de enfermagem em Vila Velha de Ródão (quatro médicos e seis enfermeiros).
Em relação ao sector da educação, o distrito sofreu significativas alterações ao longo do tempo.

Possui estabelecimentos de ensino de todos os graus de ensino que satisfazem - segundo o estudo - quer em número, quer em condições, as necessidades da população. Porém, refere também que "muitas freguesias do distrito não dispõem de equipamentos escolares ao nível do pré-escolar e do 1º Ciclo, um condicionalismo provocado pelo reduzido número de crianças derivado do envelhecimento populacional".

No ano lectivo considerado (2007), matricularam-se no distrito albicastrense, 4.876 alunos no ensino Pré-Escolar, 8.121 no 1º Ciclo, 4.161 no 2º Ciclo, 6.557 no 3º Ciclo, 7.180 no Secundário e 9.810 no Superior, perfazendo um total de 41.613 alunos matriculados.

Quanto ao nível de escolaridade da população, existem 40.378 habitantes do distrito de Castelo Branco que "não têm nenhum grau de ensino". Trata-se de um dado considerado pelo estudo como "muito significativo", representando pessoas de idade mais avançada que nasceram no início do século XX, altura em que a escolaridade obrigatória não estava ainda implantada.

Mas, verifica-se também que a maioria da população possui habilitações literárias, sendo que destes 80.318 estão ao nível do 1º Ciclo, 23.393 do 2º Ciclo, 20.231 do 3º Ciclo, 25.782 ao nível do secundário e 17.961 ao nível do ensino médio e superior.

Emprego

Por último, em relação ao emprego, a nível nacional existem 506.445 beneficiários do subsídio de desemprego e no distrito de Castelo Branco, esse número é de 9.434 beneficiários.

Os concelhos de Vila de Rei e Oleiros são os que apresentam, em termos absolutos, menos beneficiários 65 e 76, respectivamente.
Por seu turno, a Covilhã é o que mais beneficiários apresenta, com 3.569 (1.613 homens e 1.956 mulheres).

Em termos etários, o escalão 30-39 anos é o que regista maior número de beneficiários no distrito de Castelo Branco, com2.129 indivíduos. O escalão de menos de 24 anos, apresenta 713 beneficiários, ou seja, é aquele que menos indivíduos apresenta no distrito. São gastos no distrito de Castelo Branco 28.636 milhares de euros (15.666 milhares de euros com os homens e 12.970 milhares de euros com as mulheres).