27.3.08

«Portugal não tem estratégia de luta contra a pobreza»

in Fábrica de Conteúdos

Dados recolhidos pelo BE resultam em livro polémico


A apresentação do «Livro Negro sobre a Pobreza no Distrito do Porto», escrito pelo Bloco de Esquerda (BE), deu a conhecer uma realidade de pobreza precária, naquela que é a cidade invicta. Dos dois milhões de habitantes, 500 a 600 mil são pobres.

A situação é negra, como refere o título do livro. O deputado do BE e sociólogo, João Teixeira Lopes, diz que «fome é fome sem direito a eufemismos», pois 30% dos habitantes do Porto vivem com menos de 300 euros mensais e o Banco Alimentar contra a Fome já não tem capacidade para responder a todos os pedidos, diz o semanário Expresso.

Os dados estatísticos de várias instituições em que se basearam para escrever o livro, permitiram concluir que 45% dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) são do Porto. O livro reflecte concepções dos tempos actuais que «permitem que uma empresa seja criada numa hora, mas o RSI pode demorar seis meses».

Os números presentes no livro, continuam a aumentar, pois a Segurança Social é que não pode aceitar mais inscrições por falta de verbas. O coordenador do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, Sérgio de Aires, convidado a comentar o livro, diz que «há situações emergentes que devem ser resolvidas já. Se possível quando sairmos desta sala», e acrescenta que «o problema é estrutural e começou há mais de 30 anos».