31.3.08

Feira de rua promove comércio justo

MC, in Jornal de Notícias

Cafés, chás aromatizados e chocolates são produtos mais procurados


O vento forte que ontem se fez sentir em Lisboa foi o único contratempo a atrapalhar o segundo dia da primeira edição da Feira do Comércio Justo, na Rua de Santa Justa. Os objectos expostos, apanhados por uma rajada mais forte, acabaram espalhados e tiveram mesmo de ser novamente arrumados.

O público aderiu à iniciativa, e os que não conheciam o conceito de comércio justo - a procura de meios para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores - puderam satisfazer a curiosidade com os panfletos explicativos.

Inês Pereira, voluntária da Associação Cores do Globo - que integra a rede comércio justo, promove o conceito na região de Lisboa e comercializa produtos produzidos nos países mais pobres do hemisfério sul -, fez um balanço positivo do primeiro fim-de-semana da feira, que se vai repetir em Lisboa no último fim-de-semana de cada mês.

No sábado a tenda encheu-se de compradores, alguns já conhecedores da associação e que procuram as suas iniciativas. Outros, apesar de não conhecerem, acabaram por levar alguns dos produtos inéditos. Ontem, o dia começou com pouca adesão, mas à tarde foi melhorando.

Na Feira do Comércio Justo o público tem possibilidade de adquirir produtos que não existem em lojas ou hipermercados. Os mais procurados são os cafés, chás aromatizados, chocolates e especiarias. Existe também artesanato e roupa de algodão.