22.3.08

Distribuídas 100 seringas por dia no centro da cidade

Ana Marques Gonçalves, in Jornal Público

Os Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM) distribuem mais de 100 seringas por dia a toxicodependentes na zona central do Porto, no âmbito do projecto Aqui&Agora, a funcionar desde Dezembro.

Maria José Penêda, directora técnica do SAOM, traça as linhas orientadoras da acção do programa: "O nosso objectivo é a prevenção e redução de comportamentos de risco e minimização de danos." A Equipa de Rua, composta por um técnico social, um enfermeiro e um psicólogo, presta diariamente apoio psicossocial e de enfermagem a toxicodependentes e prostitutas, nas zonas problemáticas da cidade, tendo entre 17 de Dezembro e 29 de Fevereiro distribuído 7739 seringas e 4476 preservativos.

De acordo com os dados disponibilizados pelo SAOM, o Aqui&Agora chegou a 113 pessoas, maioritariamente do sexo masculino (82 por cento), nas freguesias de Lordelo do Ouro, Ramalde, Santo Ildefonso, Nevogilde e Massarelos. Apesar da acção recente, Maria José Penêda garante que o projecto merece a confiança dos toxicodependentes: "A maior parte tem uma relação muito boa com os técnicos e são extremamente afáveis." A directora técnica do SAOM, em declarações ao PÚBLICO, revelou ainda que a procura de apoio junto à Equipa de Rua tem crescido progressivamente: "A nível de distribuição, tem havido um aumento; em Fevereiro, distribuímos mais de 4100 seringas", disse.

"Com apenas dois meses e meio, o balanço do projecto é muito positivo. Já conseguimos integrar seis toxicodependentes em comunidades terapêuticas e dois deles têm já projectos de vida", concluiu. Para além da troca de seringas, a Equipa de Rua distribui ainda roupas e alimentos.

A instituição de solidariedade social, criada em 1984, desenvolve em paralelo com o Aqui&Agora outros projectos, como a Casa Abrigo, com capacidade para acolher 23 pessoas, ou o programa Dar Sentido à Vida, para indivíduos em risco de exclusão social, que promove a formação profissional nas áreas de ajudante de cozinha e de empregado de mesa.

Entre 17 de Dezembro e 29 de Fevereiro foram distribuídos 7739 seringas e 4476 preservativos