29.3.08

Observatório da Adopção estuda nova forma de acolher crianças em risco

Andreia Sanches, in Jornal Público

O Observatório da Adopção está a concluir uma proposta que visa criar famílias de acolhimento de longa duração. A ideia é que o sistema de protecção de menores passe a ter uma resposta mais familiar para as crianças e jovens que estão há mais tempo a viver em lares. E que não têm perspectivas de regressar à família biológica.

"Isto surge na sequência de um relatório da Assembleia da República, publicado em 2006, sobre o sistema de protecção de crianças, onde se dizia que era preciso inventar novas formas de acolhimento duradouro", diz Guilherme de Oliveira, que dirige o Observatório, uma estrutura independente subsidiada pelo Governo. "O sistema de acolhimento duradouro tem poucas saídas: as crianças ou regressam à família ou vão para a adopção, e sabemos que muitas vezes nem uma coisa nem outra acontece, pelas mais diversas razões", diz. Por isso se pensou "numa terceira via".
Há milhares de crianças que se eternizam nas instituições de acolhimento - 49 por cento dos cerca de 12 mil meninos que em 2006 estavam no sistema estavam acolhidos há quatro ou mais anos.

Guilherme de Oliveira não quer, para já, dar detalhes sobre a nova figura - estão ainda a ser ouvidos especialistas. Mas diz que as famílias de acolhimento duradouro, ao contrário das recentemente regulamentadas famílias de acolhimento, não serão uma "medida transitória".

"É mais um instrumento que poderá, se o debate assim o apontar, vir a ser instituído, mas neste momento nada está decidido", disse ontem o ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva. Com Lusa