19.7.12

Crédito aos particulares continua a diminuir

in Jornal de Notícias

O crédito concedido pela banca portuguesa aos particulares encolheu em maio pelo nono mês consecutivo, com uma redução particularmente significativa no crédito ao consumo.

No boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP) verifica-se que, em maio, o volume total de crédito a particulares atingia os 137.521 milhões de euros - um valor 3% inferior ao que se registava um ano antes. Desde agosto de 2011 que a variação homóloga (relativa ao mesmo mês do ano anterior) é negativa.

No caso do crédito ao consumo, contudo, a redução foi de 8,6%. O crédito ao consumo, aliás, está em quebra já desde o início do ano passado.

Este segmento representa atualmente pouco mais de 10% do total do crédito aos particulares. O grosso (81,5%) continua a ser o crédito a habitação.

Em maio, ainda segundo o BdP, o crédito de cobrança duvidosa reduziu-se face ao mês anterior pela primeira vez este ano. Mesmo assim, os 4.838 milhões de euros de malparado continuam muito acima do valor que se registava no mesmo mês do ano anterior.

A percentagem do malparado sobre o crédito total a particulares é 3,5%, um valor muito próximo do máximo histórico. Por comparação, em maio de 2002 o malparado representava apenas 2,1% do crédito a particulares.


Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.