Editado por Margarida Jesus Pinto, in RR
Ao todo são 12 as localidades do país onde decorrem acções de voluntariado que visam ajudar quem mais precisa ou contribuir para o ambiente.
Vai ser uma troca no posto de trabalho. Ou melhor, o trabalho vai dar lugar a voluntariado.
De Norte a Sul do país mais de 600 trabalhadores vão picar o ponto não na empresa do costume, mas sim numa iniciativa de solidariedade.
Conceição Zagalo, presidente do grupo de reflexão e apoio à cidadania empresarial, diz-nos o que se vai passar na grande Lisboa: “Conseguimos ter um grupo de voluntários a fazer a reabilitação do centro de educação para cidadãos inadaptados, e por outro lado vamos ter outro grupo a fazer no parque da Bela Vista um circuito de orientação e precisão para acompanhar utentes com mobilidade reduzida ou deficiência”.
O início está marcado para a capital, já amanhã, mas a programação segue em mais 11 localidades do país.
E como é que se convence os trabalhadores a dedicar tempo aos outros? A solução parece fácil: “O facto de termos uma empresa que em tempos de crise diz aos seus trabalhadores, troquem, se quiserem, um dia de trabalho pela possibilidade de fazerem voluntariado pelas comunidades em que estão inseridos, onde constituem família e têm os vossos filhos é uma oportunidade única”.
Este é o sétimo ano consecutivo de realização da iniciativa. Esta edição com especial destaque para as questões ambientais.


