in RR
Recomendação da vacina a grupos de risco mantém-se. Quem não tem direito à gratuitidade, deve comprá-la na farmácia, com receita médica e com comparticipação.
A partir desta segunda-feira, todas as pessoas com mais de 65 anos podem dirigir-se ao centro de saúde para tomar a vacina da gripe, que é gratuita para este grupo etário. Não é preciso receita médica nem qualquer guia de tratamento.
"Faz parte do programa deste ano para prevenir a gripe sazonal", explicou há dias o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, em declarações à agência Lusa.
Estão disponíveis um 1,1 milhões de vacinas.
A maior agressividade da gripe sazonal no ano passado é uma das justificações avançadas para o alargamento da gratuitidade – no ano passado, era gratuita apenas para os grupos de risco e para quem recebe o Complemento Solidário.
Continua a ser recomendada a vacina aos grupos considerados de risco: doentes crónicos, doentes com sistema imunitário comprometido há mais de seis meses, grávidas com mais de 12 semanas de gestação e profissionais de saúde.
Quem não tem acesso gratuito, pode comprar nas farmácias, mediante receita médica e com comparticipação estatal.
Ao todo, vão estar disponíveis cerca de 1,7 milhões de vacinas.