in RR
Eliminar Estado Social "é atirar a esperança pela janela"
Na Semana Social, o professor deu o exemplo de Bartolomeu Dias para dizer que não se pode desistir do que está escrito na Constituição.
Mais do que reformular é fundamental restaurar as capacidades do Estado Social. A ideia foi deixada por Adriano Moreira na Semana Social da Igreja a decorrer no Porto.
Adriano Moreira volta a referir que a ideia de que reformular o Estado Social é atirar a esperança pela janela. O professor dá o exemplo de Bartolomeu Dias para dizer que não se pode desistir do que está escrito na Constituição.
“O Bartolomeu Dias partiu três vezes para a Índia, nunca lá chegou e morreu no mar, mas nunca desistiu. Ele tinha esperança e os factos vieram a confirmar a esperança. Quando digo que eliminar a definição do Estado Social, tal como está na Constituição Portuguesa, é atirar a esperança pela janela”, refere.
Para o presidente da Academia de Ciências de Lisboa, cabe aos políticos mobilizar a sociedade para essa tarefa, por mais difícil que ela aparente ser.
“Aquilo a que nós somos chamados neste momento é a ter um civismo e uma devoção suficientes para restaurar as capacidades do Estado. O Estado português está numa situação internacional de protectorado e tem que ultrapassar isto. Ninguém mobiliza uma sociedade sem objectivos que sejam aceites e que, por vezes, possam parecer impossíveis”, acrescenta.