3.12.12

Portugal entre os três melhores no desempenho climático

por Rita Carvalho, in Diário de Notícias

A crise económica, e a consequente quebra no consumo de combustíveis, estão na origem dos bons resultados, anunciados há momentos em Doha, onde decorre a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas

Portugal está entre os três primeiros países com melhor desempenho nas políticas de alterações climáticas. Segundo o Climate Change Performance Index (CCPI), um instrumento que analisa vários indicadores, como emissões poluentes, eficiência ou uso de energias renováveis, Portugal ocupa o sexto lugar.. No entanto, como os três primeiros lugares desta lista de 58 países não foram ocupados, por a organização considerar que nenhum merece, para já, ocupar este pódio, o nosso País aparece situado no terceiro lugar.

A crise económica ajuda a explicar esta boa classificação portuguesa, tendo em conta que houve uma redução do uso de combustíveis fósseis, devido à quebra do consumo de gasolina e gasóleo. Os bons resultados da política energética, principalmente devido ao investimento nas energias renováveis, também estão na origem desta melhoria de desempenho, afirma a Quercus, em comunicado.

O anúncio deste índice foi feito hoje na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorre em Doha, no Qatar.

O CCPI é um índice divulgado pela organização não governamental de ambiente GermanWatch e pela rede Europeia de Ação Climática, da qual a Quercus também faz parte.