5.3.13

IPSS à procura de novas fontes de financiamento

por Olimpia Mairos, in RR

Várias instituições particulares de solidariedade social estão com grandes dificuldades financeiras. O director do Centro Distrital de Segurança Social apela à diversificação.

A crise está a obrigar as instituições de apoio social a procurar novas estratégias que garantam a sua manutenção.

O coordenador da Rede Europeia Anti Pobreza em Bragança, Pedro Guerra, defende que é preciso tomar medidas o quanto antes sob pena de algumas instituições sociais virem a desaparecer.

“O caminho para essas instituições tem de ser definido nos próximos meses, seja com a criação de alguma medida de auto sustentabilidade, seja com a junção de outras instituições, seja uma alteração completa da forma de funcionar”.

O director do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança, Martinho Nascimento, entende que as instituições particulares de solidariedade social precisam de encontrar outras fontes de financiamento, para além do apoio do Estado.

“Hoje já temos bons exemplos no distrito de instituições que criam empresas de inserção, a vender produtos que os próprios utentes fazem e com isso maximizarem as próprias receitas”, exemplifica.