16.5.13

Mais de metade dos desempregados não recebe subsídio

in RR

Em Abril, a taxa de desemprego chegou ao nível histórico de 17,7%. No mesmo mês, mas em 2008, situava-se nos 7,3%.

São 56% do total os desempregados que não recebem subsídio de desemprego. O valor tem em conta a taxa de desemprego divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e os dados da Segurança Social sobre os apoios a quem perdeu o trabalho.

Os números da Segurança Social dizem que o valor médio pago nos vários tipos de subsídios de desemprego é agora de 487,67 euros, enquanto um ano antes o montante chegava aos 501,13 euros.

Quer isto dizer que perto de 420 mil pessoas recebiam prestações de desemprego em Abril de 2012. Os últimos dados divulgados pelo INE contabilizavam, no fim do primeiro trimestre deste ano, um total de 952,2 mil desempregados, o que fez elevar a taxa de desemprego para o valor histórico de 17,7%.

Estão incluídos nas constas o subsídio de desemprego, o subsídio social de desemprego inicial, o subsídio social de desemprego subsequente e o prolongamento do subsídio social de desemprego.

O Porto é o distrito com mais beneficiários com prestações de desemprego, seguindo-se o de Lisboa.

Os beneficiários do sexo masculino são também em número superior face aos do sexo feminino.

Os números do desemprego registados em Abril atingiram níveis históricos. No segundo trimestre de 2008, a taxa situava-se nos 7,3%, o equivalente a 409,9 mil desempregados.