11.9.14

O emprego voltou. Saiba onde deve procurar trabalho

Por Ana Margarida Pinheiro, Dinheiro Vivo

As agências de recrutamento já sentem o alívio no mercado laboral e na Hays o sentimento é de que "2014 está a ser um ano de retoma do emprego, com praticamente todos os setores económicos a reforçar as suas estruturas".

Este sentimento vem confirmar o que os números oficiais também dizem: a informação disponibilizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) até julho mostra que as ofertas de emprego aumentaram 34,78% face a 2013; a taxa de desemprego também está já está em 13,9% (2º trimestre) e a cair desde o primeiro trimestre do ano passado. Por fim, a população empregada aumentou 2% no segundo trimestree em relação ao trimestre homólogo (90,0 mil pessoas) e 2% em relação ao trimestre anterior (87,7 mil).

A altura é por isso boa para quem quer encontrar emprego, com a maioria dos setores a mostrarem abertura para contratar. A questão é saber ir ao sítio certo, como revela a Hays.

"O sector tecnológico lidera na procura de profissionais: os perfis de software development são dos mais requisitados no mercado, essencialmente nas vertentes de Java, .NET e Mobile", explica Carlos Maia, diretor regional da Hays. E as notícias para quem acompanha a área não podiam ser melhores: "a procura pelas empresas ultrapassa claramente a oferta de profissionais qualificados no mercado", adiantou ao Dinheiro Vivo.

Mas não é só tecnologia. "Outro setor muito dinâmico é o da Indústria, com uma grande procura de profissionais de Engenharia, devido ao continuado reforço da capacidade produtiva nas empresas da área", evidencia o responsável. "Procuram-se sobretudo Responsáveis das áreas de Produção, Manutenção, Planeamento e Qualidade, sobretudo para empresas das áreas Alimentar, Automóvel, Metalomecânica, Têxtil e Química".

Com o setor dos serviços a expandir-se cada vez mais, a Hays, lembra que "o retalho especializado" também é uma boa aposta. É que as empresas voltaram a "apostar no reforço das estruturas comerciais, alavancado na melhoria dos padrões de consumo interno" e, sendo o setor mais abrangente do mercado de trabalho, as oportunidades vão fazer o mercado mexer.

Da mesma forma, "a área do Grande Consumo aumentou a procura de funções de gestão comercial para os mercados interno e externo" e está a exigir trabalhadores mais qualificados "com conhecimentos de idiomas como Inglês, Francês, Castelhano e Alemão". A procura, diz "verifica-se em todos os setores, com especial ênfase no Alimentar".