18.7.12

Bagão Félix prevê aumento da taxa de pobreza em 2012

Sandra Henriques, in RTP

No Conselho Superior da Antena1 desta manhã, Bagão Félix prevê que a taxa de pobreza aumente ainda mais em 2012, devido às medidas de austeridade em curso.

Depois de o Instituto Nacional de Estatística ter revelado que em 2010 havia em Portugal 18 por cento da população em risco de pobreza, Bagão Félix observa que este ano esta percentagem deve aumentar ainda mais, nomeadamente devido à subida do desemprego.

O antigo ministro do Trabalho salienta que, se não fossem as pensões, subsídios e abonos sociais, a pobreza atingiria 42,5 por cento da população. Bagão Félix destaca ainda o fosso entre ricos e pobres, que obriga a um maior esforço do sistema da Segurança Social.

Em declarações ao jornalista Nuno Rodrigues, Bagão Félix alerta para o facto de a estimativa da pobreza estar sempre um pouco inflacionada por causa do método de medição, que é feito apenas do lado dos rendimentos e não tem em conta o consumo.

Bagão Félix refere ainda a fatia do Orçamento do Estado para 2012 com gastos públicos em pensões, assistência, subsídios sociais e saúde, a qual representa 25,2 por cento do PIB. “É um esforço brutal que tem ajudado à diminuição da pobreza, mas levanta problemas da sua eficiência e equidade”, sublinha.