Por Ana Rita Faria, in Público on-line
Novas operações de empréstimo à economia continuam a diminuir. Financiamento às famílias está a metade dos níveis de há um ano.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, os bancos nacionais emprestaram 4.052 milhões de euros à economia nacional em Maio, menos 17% do que no período homólogo e menos 6% do que no mês anterior. Este valor é mesmo o segundo mais baixo de sempre, apenas superado pelos 3.965 milhões emprestados em Fevereiro passado.
O principal afectado por esta redução do financiamento por parte da banca são as famílias. Reflectindo não só as condições mais restritivas de concessão de crédito, mas também a menor procura de financiamento por parte das famílias, as novas operações de empréstimo a particulares foram de apenas 552 milhões de euros em Maio, praticamente metade dos níveis registados há um ano.
No caso das empresas, o financiamento também está a diminuir, embora menos do que no caso dos particulares. Em Maio, os bancos nacionais emprestaram 3.500 milhões de euros, menos 8% do no período homólogo.