in Agência Ecclesia
Iniciativa da organização católica insere-se na celebração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações
A Cáritas Portuguesa anunciou hoje o lançamento de uma campanha nacional intitulada ‘E esta semana, já visitaste os teus avós?’, que visa combater o isolamento dos idosos.
A iniciativa, que assinala o Dia Internacional do Idoso, quer alertar para “os problemas inerentes à solidão” destas populações e à necessidade de combate à sua exclusão.
O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, realça em comunicado enviado à Agência ECCLESIA a importância de alertar a sociedade para o “drama” da solidão nos idosos, reforçando a necessidade do envolvimento e colaboração de toda a comunidade.
A campanha é promovida através de um spot televisivo e insere-se igualmente o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.
O filme foi produzido pela Longshot Production House, realizado e produzido por João Lima e Vasco Sequeira, "retrata um idoso que sonha ser visitado pela sua família mas que vive, na realidade, imerso na solidão", revela a organização católica para a solidariedade e ação humanitária.
A Cáritas Portuguesa criou este ano um grupo de trabalho para estudar as questões do envelhecimento, o qual propôs a criação de uma “bolsa de ideias” que reúna necessidades e recursos disponíveis nas várias estruturas da Igreja Católica relativamente a esta realidade.
Coordenado pela ex-deputada Maria do Rosário Carneiro, o grupo apresentou as suas ideias a alguns dirigentes nacionais e diocesanos e prevê a realização de uma iniciativa nacional centrada no envelhecimento em contexto prisional.
O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações, para “promover uma cultura de envelhecimento ativo na Europa, convocando valores europeus como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, o cuidado e a autorrealização das pessoas idosas”.
OC