7.10.12

Santana Lopes preocupado com aumento da pobreza

in TSF

O provedor da Santa Casa da Misericórdia entende que o número de «pessoas que estão com fome e não têm dinheiro para comer» têm subido progressivamente.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia confessou estar preocupado com o aumento da pobreza em Portugal e confirmou que tem havido uma subida nos pedidos de ajuda à instituição.

Pedro Santana Lopes admitiu que o número de «pedidos de trabalho» e o número de «pessoas que estão com fome e não têm dinheiro para comer» têm subido progressivamente.
Este ex-primeiro-ministro lembrou ainda o aumento de casos de «pessoas doentes, com situações graves pela idade que atingem, que não têm recursos às quais os hospitais dão alta e que temos de receber».

«Cada vez precisamos de mais espaços de cuidados continuados ou paliativos. É uma área de muita preocupação, mas é para isso que existe a Santa Casa da Misericórdia e as Misericórdias», sublinhou.

Santana Lopes indicou ainda que está a haver também um aumento no número de pedidos de ajuda vindos de pessoas com «rendimentos médios flageladas pelo desemprego de casal em que as pessoas não têm recursos e muitas vezes não têm subsídio de desemprego».
«Não é previsível uma melhoria breve. Gosto de pensar sempre com esperança. Espero que as coisas melhorem, mas a minha função é ajudar quem não tem com que se governar no dia-a-dia», adiantou.

O provedor da Santa Casa, que não quis comentar o aumento de impostos anunciado pelo ministro das Finanças, disse que a situação «está muito difícil», uma conclusão que tirou do que tem visto não só em Lisboa.