24.11.12

Pais apelam à comunidade escolar para informar entidades sobre casos de fome

in Jornal de Notícias

A Confederação Nacional das Associações de Pais apelou, esta sexta-feira, aos encarregados de educação, professores e diretores das escolas para que informem as entidades oficiais de casos de alunos com carências alimentares.

A CONFAP afirma que decidiu emitir este apelo depois de contactos com o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa.

"Crianças com fome nas escolas podem ser sinal, entre outras coisas, de uma família atravessando sérias dificuldades", lê-se no comunicado.

Os casos, sublinha a CONFAP, devem ser "encarados com toda a atenção" e deles ser dado "conhecimento imediato à Segurança Social" e às comissões de Proteção de Crianças e Jovens.

Apela também aos pais, funcionários e alunos para informarem a direção da escola quando tiverem conhecimento de alunos cuja alimentação não esteja a ser assegurada.

A CONFAP diz ter recebido da parte do secretário de Estado a garantia de que nenhum caso transmitido à Segurança Social deixará de ser tratado, "identificando a família e, com ela, as necessidades", no sentido de encontrar soluções.

No documento, a CONFAP reitera a necessidade de revisão dos apoios sociais às famílias, de forma a permitir-lhes "um nível de vida condigno".

O Ministério da Educação tem referenciados mais de 10.000 alunos com carências alimentares, dos quais metade toma já o pequeno-almoço na escola.