24.11.12

Programa "Impulso jovem" com mais de mil candidaturas

in Jornal de Notícias

O programa de combate ao desemprego "Impulso Jovem" superou, esta semana, as mil candidaturas deferidas, anunciou o Governo, que, com estes "resultados encorajadores" pretende agora "mais" do plano.

"Esta semana foi ultrapassado o número mil de candidaturas deferidas, confirmando a subida exponencial iniciada em setembro e confirmada com o lançamento da campanha na imprensa, rádio e internet", revela uma nota do gabinete do ministro Miguel Relvas.

O texto do gabinete do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares foi divulgado no dia em que o governante se reuniu com os parceiros sociais, à exceção da CGTP, no âmbito da Comissão de Coordenação e Acompanhamento do Programa "Impulso Jovem".

O número agora revelado, diz o Executivo, "já demonstra alguns resultados encorajadores", mas o Governo "pretende mais".

"Quando todas as medidas estiverem no terreno, com a ajuda dos parceiros na sua divulgação, os números serão bem mais interessantes", refere o gabinete de Miguel Relvas.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho o programa de combate ao desemprego "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros e vai abranger 90 mil jovens.

O programa prevê, nomeadamente, uma redução da taxa social única (TSU) de 90%, até ao montante máximo de 175 euros, para as empresas que contratem a termo jovens desempregados de longa duração, por um período mínimo de 18 meses.

O 'passaporte emprego', que garante, no final de um estágio profissional de seis meses (com formação profissional mínima de 50 horas), um prémio de integração caso ocorra a celebração de um contrato de trabalho sem termo é outra das medidas do programa.