2.11.12

"Refundar o Estado não é despesa. É crescimento"

por Dinheiro Vivo

Presidente do Conselho Económico e Social (CES), sobre a ideia do PSD refundar o Estado, diz que "em crescimento económico não há saída".

"Se não houver condições económicas não dá para fazer uma refundação. Sem crescimento económico não temos Segurança Social e isso passa por nós, mas muito pela Europa". Foi desta forma que o presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, comentou ao Dinheiro Vivo a ideia do PSD refundar o Estado.

"O mundo mudou tanto que tudo o que é modelo social europeu não pode ficar fora desta mudança. Agora estamos a falar de sobrevivência que é mais dramático. Sem crescimento económico não há saída", frisa o mesmo responsável.

Insistindo na ideia de que sem crescimento económico acaba o Estado social, Silva Peneda reforça que o problema está no crescimento. "O que é refundar? É conformarmo-nos com o que temos hoje com o que crescimento medíocre que existe? Ou alterar todo o modelo?", questiona.

Para logo defender que “é preciso investimento e criar investimento em Portugal e isso, infelizmente, passa por políticas externas um problema de gestão."

Volta a insistir: “Não sei o que é refundar o Estado. É cortar da despesa? Para mim refundar passa pelo crescimento económico”, remata.