por Pedro Mesquita, in RR
Realiza-se, esta tarde, um “open day”, no Porto, para recrutamento de perto de cem profissionais de saúde para trabalhar em Londres.
Há procura de médicos e enfermeiros portugueses no Reino Unido.
Há 30 vagas para enfermeiros e entre 50 a 60 para médicos especialistas.
Esta quarta-feira à tarde, no Porto, uma agência de recrutamento especializada na área da saúde vai levar a cabo um “open day”.
Nos últimos meses, a falta de emprego e os baixos salários praticados têm levado muitos profissionais do sector a emigrar.
A Renascença falou com uma enfermeira portuense que trabalha há já dois meses em Londres numa agência que presta cuidados domiciliários.
Numa altura em que o trabalho escasseia em Portugal, encontrar solução no Reino Unido não podia ter sido mais fácil, diz Débora: “Foi de um dia para o outro. Eles pagaram-me a passagem, colocaram-me num hotel, com tudo pago, até arranjarem um alojamento, deram-me formação, sobre as leis, como é que trabalham. Depois arranjaram-me a colocação”.
Débora garante que o seu caso não é excepção. Há muita procura, pouca oferta, e os portugueses partem em vantagem: “Eles estão a precisar de muitos enfermeiros e gostam muito dos portugueses, porque estão muito mais habilitados nas áreas práticas do que os ingleses”.
Na hora de tomar a sua decisão a enfermeira portuguesa não teve grandes dúvidas: “Não fiquei em Portugal porque não tinha emprego. Trabalhar a receber 2,5 euros por hora não é nada. No Reino Unido ganho 15 euros à hora, compensa e muito”.
Com este “Open Day” que hoje se realiza no Porto, as novas ofertas de emprego são para centros de cuidados continuados, lares de idosos e hospitais públicos.
Os candidatos devem levar um currículo em inglês e dirigir-se ao Cristal Park, no Porto na rua D. Manuel II, 51C, 1.º Esq. Frente, Sala 1.4. O recrutamento acontece entre as 14 e as 16 horas.