20.5.13

Projecto Abandono Zero faz a diferença. Conheça o caso do Ruben

por Manuela Pires, in RR

Abandono Zero faz a diferença


Nos últimos cinco anos, a associação Empresários pela Inclusão Social devolveu à escola 1.540 alunos em mais de 60 concelhos do país. Durante este tempo foram acompanhados de perto 12 mil alunos.

O 9º ano já está e Ruben quer agora tirar o 12º. O jovem de 18 anos é um dos casos de sucesso do projecto Abandono Zero da Câmara de Sesimbra e da associação EPIS (Empresários pela Inclusão Social).

O jovem vive na quinta do Conde, em Sesimbra, esteve dois anos fora da escola, mas em 2010 integrou o projecto do Abandono Zero. Regressou às aulas, concluiu o 9º ano e agora quer continuar a estudar: “Falei com uns amigos e como estamos sem fazer nada vamos voltar a estudar e tirar o 12º ano. Ainda estou à procura de escolas”.

O próximo passo é falar com uma técnica de orientação vocacional para perceber qual o curso que quer tirar.

Há três anos que as mediadoras da EPIS e da Câmara de Sesimbra acompanham o Ruben, que vai agora fazer um estágio numa oficina de automóveis, pago pela associação. Desde o ano passado, a EPIS apoia a formação profissional ajudando os jovens a integrar o mercado de trabalho.

Nos últimos cinco anos, a associação Empresários pela Inclusão Social conseguiu devolver à escola 1.540 "novos" alunos em mais de 60 concelhos do país. Os projectos decorreram em mais de 150 escolas e durante este tempo foram acompanhados de perto 12 mil alunos.

Em Sesimbra, Teresa Capítulo faz um balanço muito positivo deste projecto à Renascença. A coordenadora do Abandono Zero diz que “15 terminaram o 9º ano, são alunos que continuam na escola, o que é muito gratificante, e fomos construindo respostas à medida que iam surgindo necessidades”.

Desde 2007, que a associação EPIS está a desenvolver o maior programa nacional de combate ao insucesso e abandono escolar no 2º e 3º ciclo – o projecto Abandono Zero.

A associação vai disponibilizar para todos os técnicos da área da educação a metodologia aplicada. A apresentação decorre esta segunda-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito do Fórum “Escolas de Futuro”.