26.3.14

10,9% dos portugueses vive em privação material severa

in Diário Digital

Segundo o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do Instituto Nacional de Estatística (INE), feito em 2013 com base nos rendimentos de 2012, 10,9% dos portugueses vive em privação material severa.

Considera-se privação material severa quando um agregado não tem acesso a pelo menos quatro de uma lista de nove itens relacionados com necessidades económicas e bens duráveis.

Da lista constam itens como atrasos no pagamento de rendas, empréstimos ou despesas correntes da casa, não conseguir comer uma refeição de carne e peixe de dois em dois dias, não ter carro, televisão ou máquina de lavar roupa ou não conseguir fazer face ao pagamento de uma despesa inesperada, entre outros.

Segundo o INE, 59,8% das pessoas não tiveram capacidade para pagar uma semana de férias por ano fora de casa, ou 43,2% não conseguiam pagar de imediato uma despesa inesperada, sem recorrer a um empréstimo.

O INE salienta também a despesa com a habitação que em 2013 ocupava mais de 40% do rendimento disponível dos agregados familiares. No ano passado, 8,2% da população vivia em situação de sobrecarga das despesas de habitação, ligeiramente menos que em 2012 (8,3%).

Ainda no ano passado, 11,4% das pessoas viviam com insuficiência de espaço habitacional, enquanto 5,7% viviam em condições severas de privação de habitação.

O inquérito refere também que 20,5% da população com mais de 15 anos não teve em 2013 possibilidade de substituir a roupa usada por alguma roupa nova por causa das dificuldades económicas, valor que aumentou face a 2009, quando 17,2% das pessoas não o podiam fazer.

Também devido a dificuldades económicas, 15,3% das pessoas não se encontraram com amigos ou familiares para uma bebida ou refeição pelo menos uma vez por mês, 21,0% não participaram regularmente numa actividade de lazer e 18,9% para não gastaram semanalmente uma pequena quantia de dinheiro consigo próprias.