26.3.14

"Empobrecemos o país para agora combatermos a pobreza"

Por Notícias Ao Minuto

O diretor da CAIS (Círculo de Apoio à Integração dos Sem-Abrigo) acusou hoje, em declarações à Rádio Renascença, Pedro Passos Coelho de primeiro “empobrecer” o país e só depois se preocupar com a ideia de “combater a pobreza, as desigualdades e a exclusão social”.

Henrique Pinto, diretor da CAIS, disse hoje aos microfones da rádio Renascença, que lamenta que o Governo e todos aqueles que apoiam o Governo tenham “empobrecido” o país.

“Lamento e, de alguma maneira, denuncio que, durante estes anos, tenhamos empobrecido o país para agora nos passar pela cabeça que temos de combater a pobreza, as desigualdades e a exclusão social", apontou.

Para Henrique Pinto a “culpa é de quem governa. A culpa é de quem tem assento parlamentar e apoia o Governo. Creio que os políticos, durante estes anos, não estiveram nada bem no que toca a estas questões”.

Estas declarações surgem um dia depois de o Instituto Nacional de Estatística ter divulgado números preocupantes acerca do nível de pobreza do nosso país.

“O que estes números do INE revelam é que há de facto um empobrecimento maior de Portugal. Estamos em 2012 com 18,7% de pessoas no limiar da pobreza. Oxalá o primeiro-ministro e o Governo façam alguma coisa. Eu apostaria num aumento do abono, na revisão das propinas e do Rendimento Social de Inserção", concluiu.