24.3.14

Menos desempregados inscritos nos centros de emprego em Fevereiro

in RR

O número de inscritos sofreu uma queda tanto nos homens como nas mulheres, mas voltou a aumentar o desemprego entre as pessoas que não conseguem encontrar trabalho há mais de um ano. Destaque ainda para a subida do desemprego jovem.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu 5,2% em Fevereiro, face a igual período de 2013, para um total de quase 800 mil pessoas. Na comparação com Janeiro, recuou 0,6%, segundo dados divulgados este sábado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

A redução em termos homólogos representa menos 38.657 pessoas sem trabalho e inscritas nos centros de emprego. Em relação a Janeiro, são menos 4.373 indivíduos.

No total do continente e ilhas, o IEFP adianta que o número de desempregados inscritos em Fevereiro ascendia a um total de 938.826.

Os pedidos de emprego subiram 4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao mês anterior, tal como as ofertas de emprego, que totalizaram quase 19 mil no final do mês passado. Em termos homólogos, as ofertas de trabalho cresceram 72% (7.865) e, face a Janeiro, 9,9% (1.697).

"A análise por género evidencia uma quebra anual do desemprego, tanto nos homens (-6,4%), como nas mulheres (-4,1%)", refere o IEFP.

Por idade, diminuiu o número de adultos desempregados (6,2%), mas subiu o de jovens (1,6%), no espaço de um ano.

"Quanto ao tempo de inscrição, os desempregos inscritos há menos de um ano baixaram em relação a Fevereiro de 2013 (-13,2%), contrariamente aos desempregados de longa duração [tempo de inscrição igual ou superior a um ano], que aumentaram 5,7%", acrescenta o IEFP.

As situações de procura de um novo emprego por parte dos desempregados recuaram 7,6% em termos homólogos e as relativas à procura do primeiro emprego subiram 22%.

A nível regional, o desemprego diminuiu em todas as regiões do continente, uma quebra homóloga de 5,3%, com a Região Autónoma da Madeira a acompanhar a tendência (recuo de 7,4%), enquanto nos Açores houve uma subida de 3,4%.

Por nível de escolaridade, o IEFP adianta que se registou uma diminuição em particular nos detentores do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico, com -7,7% e -7,8%, respectivamente, sendo que "apenas os habilitados com o ensino superior assinalaram uma variação crescente", de 0,4%, em termos anuais.