27.3.14

Depois de ter "empobrecido" o país, Passos aposta nas políticas sociais

in RR

Passos Coelho diz que o Executivo vai apoiar nesta área, mas o director da CAIS lamenta que tal só agora aconteça. "Os políticos, durante estes anos, não estiveram nada bem."

O primeiro-ministro garante que o Governo vai olhar pelas políticas sociais, mas o director da associação CAIS lamenta que a promessa de Passos Coelho tenha chegado tão tarde.

Em declarações à Renascença, Henrique Pinto acusa o Governo de só querer apostar nas políticas sociais depois de "empobrecido" grande parte da população portuguesa.

"Lamento e, de alguma maneira, denuncio que, durante estes anos, tenhamos empobrecido o país para agora nos passar pela cabeça que temos de combater a pobreza, as desigualdades e a exclusão social", critica.

O director da CAIS (Círculo de Apoio à integração dos Sem-abrigo) aponta o dedo. "A culpa é de quem governa, a culpa é de quem tem assento parlamentar e apoia o Governo. Creio que os políticos durante estes anos não estiveram nada bem no que toca a estas questões", diz.

Um em cada dez portugueses não tem dinheiro para renda ou refeição com carne e quase dois milhões estão em risco de pobreza, revelou segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.

"O que estes números do INE revelam é que há de facto um empobrecimento maior de Portugal", reage Henrique Pinto. "Estamos em 2012 com 18,7% de pessoas no limiar da pobreza. Oxalá o primeiro-ministro e o Governo façam alguma coisa. Eu apostaria num aumento do abono, na revisão das propinas e do Rendimento Social de Inserção".