1.3.08

Coração da Cidade precisa de comida e voluntários

Patrícia Carvalho, in Jornal Público

Líder da distrital do PSD pede mais dignidade para o voluntariado e apela à sociedade civil para que ajude instituições como o Coração da Cidade


Marco António Costa, líder da distrital do Porto do PSD, convocou os jornalistas para uma visita à instituição de solidariedade social Coração da Cidade. Mas Marco António Costa cidadão, que chegou à sede gerida por La Sallette Santos, pediu aos mesmos jornalistas que não tirassem qualquer ilação política da sua visita. "Estou aqui como amigo", garantiu, ontem à tarde, antes de apelar à sociedade civil para que ajude instituições como aquela.

Num sistema que se vai tornando moda, La Sallette pediu ajuda a Marco António, por sms, já lá vão duas semanas. "Preciso de tudo, voluntários, comida", explicou, ontem. O social-democrata levou dois deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto e foi ao Coração da Cidade, onde se comprometeu a, nas próximas semanas, "escrever cartas a várias pessoas com responsabilidade", pedindo ajuda. Não quis, contudo, revelar quem receberá os documentos, deixando claro que o seu apelo vai mais para os cidadãos e as empresas do que para o poder político. "O meu apelo não é para o Estado, mas para todos os cidadãos que podem contribuir com donativos pessoais, e também para as empresas", disse.

Na Assembleia da República, o PSD vai continuar os apelos, garantiu Marco António, e estes deverão ir em três sentidos: informar os cidadãos sobre a possibilidade de doar parte dos seus rendimentos a instituições de solidariedade social; divulgar junto das empresas os benefícios que auferem por auxiliarem estas entidades; e alertar o poder político da necessidade de dignificar e proteger os voluntários.

O Coração da Cidade sobrevive exclusivamente de voluntariado e donativos, conseguindo arcar com despesas mensais na ordem dos 20 mil euros, revelou La Sallette Santos. Todos os dias, a instituição serve cerca de 300 refeições, mas tem a expectativa de, antes do final do ano, conseguir erguer um pavilhão amovível que lhes garantirá espaço suficiente para oferecer 600. "Parece que está para sair uma portaria que isenta este tipo de projectos de licença camarária", sorriu.

A instituição, que tem no presidente do FC Porto um dos mais mediáticos apoiantes, mantém um diferendo com a Câmara do Porto desde que Rui Rio assumiu a presidência. A autarquia nunca apoiou o Coração da Cidade, nem o autarca aceitou alguma vez os "inúmeros convites" que La Sallette garante continuar a enviar.

Marco António não quis revelar se o cidadão Rui Rio vai receber uma das suas cartas a solicitar ajuda. Mas garantiu que não vai mandar as missivas a qualquer câmara do distrito do Porto.