in RR
Consumo das famílias continuou a cair em Maio, embora menos do que no mês anterior.
A confiança dos consumidores recuperou nos últimos cinco meses, depois de dois anos em queda, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a síntese de conjuntura económica, o consumo das famílias continuou a cair em Maio, embora menos do que no mês anterior.
Segundo a síntese de conjuntura económica do INE, os empresários da indústria transformadora dos tradicionais países clientes de Portugal estão cada vez mais pessimistas quanto à evolução da sua carteira de encomendas.
De acordo com os números do INE, as opiniões dos empresários estrangeiros sobre a sua carteira de encomendas degradou-se pelo 13.º mês consecutivo, atingindo um valor de -25,9 em Junho, o mais baixo dos últimos dois anos.
As exportações são actualmente o único motor de crescimento da economia portuguesa (porque o consumo e o investimento estão em forte retracção).
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que as exportações cresçam 3,5% este ano.
Contudo, tanto o Fundo como a Comissão Europeia alertam para o risco de este crescimento ser prejudicado pela conjuntura internacional, particularmente pela crise financeira na Zona Euro.