17.7.12

Professores sem turma vão ajudar a combater abandono escolar

in RR

"Estamos em crer que haverá espaço para todos eles e para mais", afirma o ministro Nuno Crato.

O ministro da Educação acredita que vai haver trabalho para todos os professores que fazem parte dos quadros das escolas, mas que não têm turmas atribuídas. Nuno Crato anunciou a possibilidade de estes docentes serem colocados em actividades de prevenção do abandono escolar.

“Estamos em crer que haverá espaço para todos eles e para mais, porque continuaremos a contratar professores”, afirmou o governante na apresentação de um programa de combate ao abandono escolar.

O ministro afirmou que docentes de Educação Visual e Tecnológica, por exemplo, podem leccionar disciplinas dessa área no 3º ciclo, os das Tecnologias da Informação e Comunicação podem fazer manutenção do Plano Tecnológico da Educação e docentes de vários grupos podem ser colocados em "actividades de expressão artística".

No projecto contra o insucesso e abandono escolar, apresentado esta terça-feira, passa a existir mais tempo de aulas para os alunos com piores resultados e possibilidade de mais oportunidades de exame para os alunos do 4º ano.

O Ministério aposta também no reforço do apoio ao estudo nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, possibilidade de oferta de iniciação à língua inglesa no 1º ciclo com enfase na expressão oral, desenvolvimento do desporto escolar no 1º ciclo, entre outras medidas.