18.7.12

Rigidez do mercado laboral explica desemprego jovem em Portugal, diz FMI

in RTP

A elevada taxa de desemprego jovem em Portugal deve-se em grande medida à rigidez do mercado laboral, afirmou o chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Abebe Selassie, num documento divulgado hoje.

"A recessão tem claramente um grande papel no aumento total do desemprego. Quanto ao motivo pelo qual os jovens foram particularmente afetados, há alguma segmentação no mercado laboral português entre quem tem empregos garantidos e quem está a tentar entrar no mercado de emprego", declarou Selassie num documento anexo ao relatório do FMI sobre a quarta revisão do memorando de entendimento entre Portugal e a `troika`, hoje divulgado.

"O primeiro grupo tem fortes proteções ao emprego e tende a estar protegido [dos despedimentos], enquanto os trabalhadores jovens empregados com contratos mais flexíveis tendem a sofrer mais o impacto quando as empresas enfrentam dificuldades económicas", continua o funcionário etíope do FMI. "Isto explica em parte porque é que os jovens foram tão afetados pela recessão."

A taxa de desemprego entre os jovens atingiu os 36,2 por cento no primeiro trimestre deste ano, segundo números do Instituto Nacional de Estatística.

Selassie afirmou que o Governo tem apresentado medidas "tanto do lado da procura como da oferta" para resolver o problema.

"As reformas em curso do mercado de trabalho também deverão ajudar (...) através da flexibilização dos salários", disse ainda o chefe de missão do FMI.