in Público on-line
A Linha do Idoso da Provedoria de Justiça recebeu, até ao final de Setembro, mais de 2.200 chamadas, a uma média de 252 por mês. Aumentou o número de contactos por situações de maus tratos na família.
Dados da Provedoria de Justiça dão conta de 2.273 contactos para a Linha do Idoso, havendo uma previsão de 3.029 chamadas até ao final do ano, caso se mantenha a média de cerca de 252 contactos feitos por mês.
Caso esse número se venha a verificar, representará um aumento de quase 13 por cento, já que 2011 terminou com um total de 2.685 chamadas feitas para a linha.
No que diz respeito aos motivos do contacto, houve um aumento do número de telefonemas por causa de maus tratos no seio da família, que, nestes nove meses do ano, deram origem a 129 contactos.
Durante todo o ano passado, registaram-se 132 contactos por causa de maus tratos na família, havendo, por outro lado, uma descida nos contactos motivados por maus tratos em instituições - em 2011 houve 24 chamadas por esse motivo e este ano, para já, apenas nove.
Maioria dos contactos por questões de saúde
O motivo que mais originou contactos para a Linha do Idoso teve a ver com saúde (181), nomeadamente com questões sobre o transporte de doentes.
Logo de seguida registaram-se 131 contactos sobre apoio domiciliário, 129 por maus tratos na família, 58 por causa das taxas moderadoras, 56 por negligência de cuidados, relativos a pessoas que estão sozinhas em casa, e 48 quiseram tirar dúvidas sobre pensões, destacando-se questões relacionadas com cortes nos subsídios.
Houve ainda 45 contactos por causa de questões relacionadas com habitação, que poderão ter que ver com as recentes alterações à Lei do Arrendamento, 34 por questões de carência económica, nove por causa de maus tratos em instituições e seis por causa da Televisão Digital Terrestre (TDT).
No ano passado, os temas relacionados com a saúde (264) foram os que mais motivaram contactos para a Linha do Idoso, seguidos de apoio domiciliário (203), informação jurídica (178) e maus tratos (156).
A Linha do Cidadão Idoso funciona desde 15 de Julho de 1999, ano que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas decidiu proclamar como o Ano Internacional das Pessoas Idosas.